A descoberta de uma proteína denominada miostatina também chamado GDF-8(fator de crescimento e diferenciação) membro da superfamília de fatores de crescimento TGF-beta tem sido considerado um dos principais reguladores negativos do processo de hipertrofia muscular. A miostatina é uma proteína expressa na
musculatura esquelética tanto no período embrionário quanto na idade adulta.
![]() |
Animal com gene inativo de miostatina |
Sua função consiste em regular a proliferação dos mioblastos durante o período embrionário e a síntese protéica na musculatura esquelética durante e após o período embrionário e esta principalmente relacionada a inibição do crescimento e regeneração do músculo esquelético. Estudos realizados com camundongos demonstraram que quando um gene da proteína miostatina era inativos, esses animais ficavam magros e extremamente musculosos, a raça de gado Belgian Blue (azul belga) também apresentou um desenvolvimento muscular excepcional utilizando método semelhante.
Foi evidenciado o primeiro caso em um ser humano, em um menino alemão extremamente musculoso fator este provocado por uma dose dupla de mutução genética que inativa completamente a produção de miostatina. O mecanismo indutor da inibição do crescimento muscular pode acontecer mantendo as células satélites quiescentes adormecidas limitando a proliferação, sem ação da miostatina migrariam e levaria uma proliferação desenfreada dessas células promovendo o crescimento muscular.
Vários estudos tem sido realizados procurando encontrar o método mais efetivo para bloquear a sinalização da miostatina in vivo, proporcionando consequentemente o aumento de força e massa muscular, AIDS e câncer assim como uma expectativa de recurso ergogênico para atletas que pretedem desenvolver sua massa muscular visando melhor desempenho esportivo.
O papel de regulação do crescimento muscular proporcionando pela miostatina demostrou ser anulado quando um gene era inativo dessa proteína, promovendo um enorme crescimento muscular em animais e humanos, ainda não se encontrou método efetivo de isolamento dessa proteçina em humanos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
ARTIOLI.G.A,HIRATA,R.D.C, JUNIOR.A.H.L, Teraria gênica,doping genético e esporte fundamentaçãoe implicações para o futuro.Rev.Bras.Med.Esporte.2007
BONOMO. C,OKOSHI.K,SILVA. M.D.P,OKOSHI.M.P.Miostatina e redução da massa muscular em doenças crônicas.Rev.Bras.Clin.Med.2010.
MCPHERRON.A.C, LAWLER. A.M,LEE.S.J,Regulation of skeletal muscle mass in mice by a new tgf-beta superfamily nember. Nature 1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário